SPLINTER BID

COMO FUNCIONA

Ao longo deste artigo vamos referir que a possibilidade de o naipe curto ser uma chicane é rara. Isto porque é muito grande a diferença entre 1 perdente e nenhuma perdente quando o leilão está já em um nível elevado. Por outro lado também não se deve marcar os singletons de Ás ou, principalmente, de Rei. Os pontos úteis devem de estar nos outros naipes, porque só aí valem todo o seu potencial.

FIXA TRUNFO NO NAIPE DE ABERTURA

A situação mais comum ocorre quando o parceiro abre em naipe rico e o respondente muda de naipe em duplo salto, mostrando singleton (raramente chicane) no naipe marcado, apoio de 4 ou mais cartas no naipe de abertura e uma força entre 9 e 11 pontos.

Sobre a abertura de 1

1 - 3; 1 - 4; 1 - 4

Sobre a abertura de 1

1- 4; 1- 4; 1- 4

Existe ainda a possibilidade de graduar o Splinter em 2 zonas de força - 9 a 11 e 12 a 14, como veremos a seguir.

PODE SER UTILIZADO PELO ABRIDOR EM APOIO AO NAIPE DO RESPONDENTE

Também o abridor pode usar o Splinter para apoiar o naipe do respondente com mãos de zona 3 (18-21 DH).

Qual a diferença entre as duas sequências seguintes?
1 - 1
3
1 - 1
4

Ambas correspondem à mesma zona de força do abridor (18-21). No 1º caso a marcação de 3 mostra 4 cartas de apoio a e um singleton a . No 2º caso o abridor mostra uma mão balançada ou semi-balançada. Esta diferença é fundamental ser explicitada para permitir uma melhor avaliação do encaixe das duas mãos do campo, onde pontos "perdidos" no naipe curto do parceiro devem ser desvalorizados.

Vamos ver um exemplo simples:

1

2

6

6

RD853

RD853

8743

R62

R62

8743

Em qualquer dos casos a abertura foi em 1 a resposta em 1 e o rebide em 4, Splinter. Qual a atitude do respondente em cada uma das situações?

No caso 1 o singleton a , as 5 cartas no naipe de trunfo, oR no naipe de abertura e a ausência de pontos perdidos no naipe do singleton do parceiro transformam os 8 pontos do respondente numa mão muito valiosa, que não se pode contentar com um contrato de partida.

Já no caso 2, se bem que mantendo-se a maioria das situações atrás referidas o R em vez do R faz toda a diferença e 4 deve ser o contrato final

PODE SER UTILIZADO APÓS ABERTURA EM NAIPE POBRE

Muitas parcerias estenderam o conceito de Splinter para as respostas às aberturas em naipe pobre. No entanto o Splinter tem de ser feito ao nível 3 para não ser ultrapassado o limite de 3ST

3

4

AV3

AV3

5

D8

RD1096

RD1096

R1076

D76

Em qualquer dos casos a abertura foi em 1. Como pode o respondente conduzir o leilão com cada uma das mãos expostas? Vamos partir do princípio que a parceria joga menores invertidos.

Quer no caso 3, quer no caso 4 pode o respondente marcar 2. Mas será que as duas mãos são assim tão parecidas que justifiquem a mesma voz para qualquer dos casos?

Obviamente que são muito diferentes. Seja no seu potencial, seja na expectativa inicial do respondente relativamente à natureza do contrato final. Enquanto no caso 3 a expectativa se situa entre 5 a 7 , no caso 4 espera-se que o contrato de 3ST seja possível.

PODE APROVEITAR A BOLEIA DA INTERVENÇÃO ADVERSÁRIA

O cue-bid em salto no naipe de intervenção do adversário mostra também um bom fit no naipe do parceiro e um singleton no naipe adversário.

AS VARIANTES DO SPLINTER

O Splinter tradicional é uma voz sem ambições de jogar mais do que um contrato de partida. Mas o intervalo de força que satisfaz esta condição é demasiado grande para um eficaz julgamento do parceiro sobre a possibilidade de ir mais além.

Por isto algumas parcerias adoptaram uma forma de dividir o referido intervalo em dois para o que podemos chamar como Splinter limite e Splinter máximo. O Splinter limite funciona para zonas de pontuação de 9-11DH e o esquema é:

SOBRE A ABERTURA DE 1

Zona 9-11

1 - 3ST = singleton a ; 1 - 4 = singleton a

Zona 12-14

1 - 3 = singleton indeterminado. O parceiro pergunta (se quiser) em 3ST e as respostas são por steps.

SOBRE A ABERTURA DE 1

Zona 9-11

1 - 3 = singleton ; 1 - 4 = singleton a

Zona 12-14

1 - 3ST = singleton indeterminado. O parceiro pergunta (se quiser) em 4 e as respostas são por steps

 

\