Manual de Iniciação ao Bridge

Página 14

Capítulo II - Pontos de partida; carteio; leilão



Introdução ao leilão
Até ao momento temos utilizado uma forma simplificada de leilão. Vamos levantar um pouco do véu sobre este importante (e fascinante) elemento do bridge. A declaração "Eu abro" para manifestar a existência de 12 ou mais pontos-honra será substituída por uma declaração que contém dois campos - o nível do contrato e a sua natureza.

 1

ST em que 1 representa o nível do contrato (neste caso, nível 1 = 7 vazas) e ST a sua natureza

ou

 2

§ nível 2 = 8 vazas, com trunfo paus (veremos mais adiante a noção de trunfo)

Cada jogador, na sua vez de falar, seguindo o sentido dos ponteiros do relógio, tem o direito de fazer uma declaração. Se quiser prescindir desse direito, dirá "Passo". Mas, ao dar outra voz, esta terá de ser, forçosamente, superior à marcação que a antecedeu, i.e., se o leilão chegar a um jogador em 1ST, só lhe será possível marcar ao nível 2. O contrato final é encontrado após 3 passes consecutivos:
O contrato final é 1ST, Oeste será o declarante e Norte o responsável pela carta de saída
1ST Passo Passo Passo

O declarante não será, obrigatoriamente, o abridor mas o primeiro a falar na natureza do contrato final.
Para obter do parceiro ou para lhe transmitir os dados necessários à escolha do contrato, é indispensável estabelecer um significado preciso para as diferentes marcações. Trata-se, portanto, de uma linguagem codificada, podendo os parceiros estabelecer os códigos que quiserem. Importante para o rendimento do par é que ambos os jogadores dominem a linguagem escolhida.
Obrigatório é fornecer todas as "chaves do código" aos adversários. Em bridge, não são permitidas combinações ocultas.
Um sistema de marcação consiste na atribuição de significados precisos a um vasto número de sequências de vozes. Compare as 2 situações seguintes:

 
1ST Passo 2ST Passo 2ST Passo 3ST Passo
3ST              

Em ambos os casos, o contrato final é o mesmo - 3ST. No entanto, o caminho para lá chegar foi diferente, o que significa que os jogos de Oeste e Este têm, num caso e noutro, características diferentes.
As aberturas de 1ST e 2ST
Existem 2 aberturas precisas, em torno das quais todas as outras se articulam. Têm entre si um ponto comum - a distribuição - e uma diferença - a força.
No que respeita à
DISTRIBUIÇÃO, as mãos de ST correspondem a mãos de distribuição REGULAR ou BALANÇADA. Dizem-se mãos regulares ou balançadas todas as mãos com distribuição: 4-3-3-3; 4-4-3-2; 5-3-3-2(*)
(*) As aberturas em ST com 5-3-3-2 são possíveis desde que o naipe com 5 cartas não seja o naipe de espadas ou de copas. Mais à frente voltaremos a este assunto e explicaremos porquê.
A diferença entre a abertura em 1ST e a abertura em 2ST tem a ver com a força da respectiva mão. Assim:

- 1ST = 15, 16 ou 17 pontos-honra
-
2ST = 20, 21 ou 22 pontos-honra


ALGUM VOCABULÁRIO ÚTIL:
Doubleton = Naipe onde existem apenas 2 cartas
Singleton = Naipe onde existe apenas 1 carta
Chicana = Naipe onde não existe qualquer carta

ª AR2
©
D875
¨ RV94
§
A5 
ª AR4
©
AD87
¨ RV942
§
5  
ª A104
©
AD87
¨ R1054
§
V5  
ª AR
©
DV92
¨ AV3
§
AD105 
Distribuição regular (4-4-3-2) e 17 pontos-honra. Cumpre as condições para uma abertura em 1ST Apesar da força (17H) estar dentro dos limites da abertura em 1ST , a distribuição não é regular. Neste caso, a distribuição é regular mas a força (14H) não é suficiente para abrir em 1ST Distribuição regular, 21H, logo abertura em 2ST

De momento, todas as mãos que não cumpram as condições para uma abertura em 1ST ou 2ST continuam a ser tratadas de forma simplificada com "Eu abro".

A atitude do parceiro do abridor
O parceiro do abridor (respondente) terá agora de ponderar os seguintes factores:
- Para obter a bonificação de partida, terá de marcar e cumprir um contrato de 9 vazas
- Para realizar um contrato de 9 vazas, a força combinada do campo, de acordo com a Tabela de Decisão, terá de ser de 25-26 pontos

A abertura foi 1ST o que equivale a uma força entre 15 e 17 pontos.
a) O respondente tem 0 a 8 pontos - PASSE
Mesmo que o abridor esteja máximo (17H) não há força suficiente para um contrato de partida. Nesta situação, é inútil subir o nível do contrato, pelo que deve passar. A pontuação obtida por marcar 1ST e realizar 8 vazas é a mesma que a obtida por marcar 2ST e realizar as mesmas 8 vazas, ou seja, 120 pontos. Não vale a pena aumentar o risco do contrato.
Apenas no caso do respondente ter 8 pontos e o abridor 17 ficam preenchidas as condições para poder haver partida, pelo que, nesta fase do curso, com mãos balançadas e 8 pontos o respondente deve passar.
b) O respondente tem 9 pontos - 2ST
Pode haver força de partida se o declarante estiver no limite superior da abertura. O respondente deve, neste caso, devolver-lhe a decisão, marcando 2ST. É uma voz de convite a partida. Se mínimo, o declarante passa, se máximo, marca 3ST. Repare que, no caso de estar mínimo, a força combinada do campo não ultrapassou o limite de segurança definido pela Tabela de Decisão - 15H + 8H = 23H, suficientes para um contrato de 8 vazas.
c) O respondente tem 10 ou mais pontos - 3ST
Nesta situação, mesmo que o declarante esteja mínimo, existe força suficiente para partida.
A abertura foi 2ST o que equivale a uma força entre 20 e 22 pontos.
a) O respondente tem 0 a 3 pontos - PASSE
b) O respondente tem 4 ou mais pontos - 3ST
Note-se que, pelo facto do leilão ter começado a um nível mais elevado desapareceu a voz de convite



Página 14


  Regressar ao topo da página
Página anterior Próxima página
 Outras páginas do Capítulo II: 12 - 13 - 15 - 16 - 17 - 18
Ir para o Índice