Manual de Iniciação ao Bridge

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Capítulo II - Pontos de partida; carteio; leilão


Nas 4 primeiras mãos vamos utilizar ainda o leilão simplificado, nas 4 mãos seguintes iremos utilizar o que já aprendemos sobre as sequências de leilão em ST.
JOGO II-1
Passo Passo Eu abro
Tenho 8 pontos   Vou jogar 2ST

O leilão: Norte é o dador e, por ter menos de 12 pontos, passa. O mesmo faz Este e Sul declara "Eu abro". Norte anuncia o seu número de pontos. Somando os pontos do campo e, depois de consultar a tabela de decisão, declara um contrato de 2ST (8 vazas).
O carteio: Oeste, colocado à esquerda do declarante, escolhe a carta de saída, que deverá ser a
¨D. O declarante, Sul, faz o seu plano de jogo:
Espadas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Copas - 2 cartas mestres, naipe simétrico = 2 vazas
Oiros - 2 cartas mestres na mão comprida = 2 vazas
Paus - 0 cartas mestres = 0 vazas
Com as 8 vazas à sua disposição, o declarante tem de ter atenção ao naipe de espadas, começando por jogar a carta mestre da mão curta (Sul) para uma pequena carta do morto, seguida da carta pequena para uma das cartas mestres do morto.
A marcação: O campo Norte-Sul ganha 120 pontos: (40+30)+50. A primeira parcela refere-se aos níveis de contrato realizados, a segunda parcela é o prémio por um contrato parcial marcado e cumprido
  ªARV2
©
984
¨753
§
1076
 
ª973
©
62
¨DV1098
§
AD4
  ª10865
©
DV1053
¨6
§
RV2
  ªD4
©
AR7
¨AR42
§
9853
 
 

JOGO II-2
  Passo Eu abro
Tenho 13 pontos   Vou jogar 3ST

O leilão: Este é o dador e, por ter menos de 12 pontos passa. Sul declara "Eu abro". Norte anuncia o seu número de pontos. Somando os pontos do campo e, depois de consultar a tabela de decisão, declara um contrato de 3ST (9 vazas).
O carteio: A carta de saída de Oeste é evidente -
©R. Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Copas - 1 carta mestre = 1 vaza
Oiros - 0 cartas mestres = 0 vazas
Paus - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Com as 9 vazas à sua disposição, o declarante enfrenta o perigo de bloqueio em 2 naipes assimétricos - espadas e paus. Pode começar por qualquer deles mas sempre jogando as cartas mestres da mão curta, em primeiro lugar.
A marcação: Ao realizar um contrato do nível 3, a linha Norte-Sul ganha 400 pontos: (40+30+30)+300. A primeira parcela refere-se aos níveis de contrato realizados, a segunda parcela é o prémio por um contrato de partida marcado e cumprido
  ªAV4
©
54
¨V1098
§
AR75
 
ª103
©
RDV1032
¨A75
§
32
  ª9876
©
96
¨RD6
§
10986
  ªRD52
©
A87
¨432
§
DV4
 
 

JOGO II-3
Eu abro
Tenho 7 pontos   Vou jogar 1ST

O leilão: Sul declara "Eu abro". Norte anuncia o seu número de pontos. Somando os pontos do campo e, depois de consultar a tabela de decisão, declara um contrato de 1ST (7 vazas).
O carteio: Oeste, colocado à esquerda do declarante, escolhe a carta de saída, que deverá ser o
ªR. Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 1 carta mestre = 1 vaza
Copas - 5 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Oiros - 1 carta mestre = 1 vaza
Paus - 1 carta mestre = 1 vaza
No entanto, o naipe de copas está bloqueado, com 3 cartas mestres na mão curta, sem carta pequena para comunicar com o jogo do morto. A saída eliminou a única entrada existente no morto, fora do naipe de copas. A solução passa pela carta mestre "a mais" em copas - 5 cartas mestres e um total de 4 vazas possíveis, que se pode "despromover". Começa-se por jogar o
©A, seguido da ©D e, finalmente, o ©V, coberto pelo ©R do morto, para poder dispor da última carta mestre, o ©10.
A marcação: Ao realizar um contrato do nível 1, a linha Norte-Sul ganha 90 pontos: (40)+50. A primeira parcela refere-se aos níveis de contrato realizados, a segunda parcela é o prémio por um contrato parcial marcado e cumprido
  ªA32
©
R1052
¨94
§
6543
 
ªRDV9
©
43
¨V762
§
R102
  ª10765
©
9876
¨RD10
§
DV
  ª84
©
ADV
¨A853
§
A987
 
 

JOGO II-4
Passo Passo Passo Eu abro
Tenho 9 pontos   Vou jogar 3ST

O leilão: Oeste é o dador e passa, o mesmo acontecendo com Norte e Este. Sul declara "Eu abro". Norte anuncia o seu número de pontos. Somando os pontos do campo e, depois de consultar a tabela de decisão, declara um contrato de 3ST (9 vazas).
O carteio: Oeste sai à
ªD, a melhor hipótese de apurar vazas para o seu campo, para além da vaza certa em paus. Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 2 cartas mestres = 2 vazas
Copas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Oiros - 3 cartas mestres = 3 vazas
Paus - 0 cartas mestres = 0 vazas
Feitas as contas e antes de mandar jogar a carta do morto, verifique como é que vai fazer as vazas que contou. O naipe de copas do nosso exemplo constitui um problema, sem solução dentro do próprio naipe. Logo terá de recorrer a comunicantes externas ao naipe. Um olhar atento para o morto revela que a única entrada existente é o
ªA. Se a gastar, prematuramente, antes de desbloquear as cartas mestres de copas isoladas na mão curta, já não poderá cumprir o seu contrato. Ganhe a vaza de saída na mão (Sul), desbloqueie as figuras de copas, entre no jogo do morto no ªA e realize as 2 vazas de copas.
A marcação: Ao realizar um contrato do nível 3, a linha Norte-Sul ganha 400 pontos: (40+30+30)+300. A primeira parcela refere-se aos níveis de contrato realizados, a segunda parcela é o prémio por um contrato de partida marcado e cumprido.
  ªA5
©
RD52
¨963
§
6432
 
ªDV1094
©
643
¨752
§
AD
  ª87
©
10987
¨V1084
§
RV5
  ªR632
©
AV
¨ARD
§
10987
 
 

JOGO II-5
Passo Passo 1ST
Passo 3ST Passo Passo

Passo
     

O leilão: Norte e Este passam. Sul, com 17 pontos e uma distribuição regular, abre em 1ST. Norte, sabendo que o seu campo possui, no mínimo, 25 pontos, declara a partida em 3ST.
O carteio: Oeste sai ao
¨R, a melhor hipótese de apurar vazas para o seu campo, para além da vaza certa em paus. Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Copas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Oiros - 1 carta mestre = 1 vaza
Paus - 0 cartas mestres = 0 vazas
Apesar de ter contado 9 vazas, o declarante tem uma missão difícil, já que existem 2 naipes com problemas de bloqueio: em espadas pode e deve ser resolvido no próprio naipe, enquanto que em copas necessita de ajuda exterior, precisamente, no naipe de espadas. Ganha a vaza de saída na mão (Sul) e desbloqueia as cartas mestres de copas isoladas na mão. Em seguida, tem de ir ao morto em espadas para realizar a 4ª vaza de copas mas, por haver risco de bloqueio também neste naipe, tem de começar por jogar a carta mestre da mão curta (
ªV) para depois ir para o jogo do morto com a carta pequena do naipe (ª4).
A marcação: Ao realizar um contrato do nível 3, a linha Norte-Sul ganha 400 pontos: (40+30+30)+300. A primeira parcela refere-se aos níveis de contrato realizados, a segunda parcela é o prémio por um contrato de partida marcado e cumprido.
  ªARD2
©
V984
¨75
§
1096
 
ª753
©
1072
¨RDV108
§
A9
  ª10986
©
653
¨96
§
R742
  ªV4
©
ARD
¨A432
§
DV53
 
 

JOGO II-6
1ST
Passo 6ST Passo Passo

Passo
     

O leilão: Sul, com 16 pontos e uma distribuição regular, abre em 1ST. Norte, sabendo que o seu campo possui, no mínimo, 33 pontos, declara o contrato de 6ST.
O carteio: Oeste sai ao
¨R, a melhor hipótese de apurar vazas para o seu campo. Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Copas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Oiros - 1 carta mestre = 1 vaza
Paus - 4 cartas mestres, 3 cartas em ambas as mãos = 3 vazas
Mais uma tarefa complicada para o declarante. Neste caso, os 2 naipes com problemas de bloqueio necessitam de ajuda exterior aos naipes. O declarante tem de gerir bem as suas comunicantes. Assim, ganha a vaza de saída há que tratar do naipe de copas, em primeiro lugar, desbloqueando as figuras isoladas em Sul. Isto porque a entrada no morto para realizar as restantes 2 vazas só pode ser feita no naipe de espadas. Jogadas as 4 vazas de copas, desbloquear a outra carta mestre de espadas no morto e regressar à mão em paus.
A marcação: Ao realizar um contrato do nível 6, a linha Norte-Sul ganha 490 pontos: (40+30x5)+300. A primeira parcela refere-se aos níveis de contrato realizados, a segunda parcela é o prémio por um contrato de partida marcado e cumprido.
NOTA: No próximo capítulo veremos que este tipo de contratos muito elevados (12 e 13 vazas) têm uma bonificação adicional
  ªAR
©
AD53
¨A862
§
V74
 
ª974
©
1062
¨RDV10
§
632
  ª10863
©
9874
¨3
§
10985
  ªDV52
©
RV
¨9754
§
ARD
 
 

JOGO II-7
Passe Passe 1ST
Passo Passo Passo

O leilão: Sul, com 17 pontos e uma distribuição regular, abre em 1ST. Norte, sabendo que não há força suficiente para um contrato de partida, passa.
O carteio: Oeste sai ao
©A. À partida, Oeste podia contar 5 cartas mestres e 5 vazas para o seu campo. Ao ver o morto há que rectificar a contagem: o aparecimento das figuras isoladas em oiros, que irão cair debaixo de ¨AR, implica que ¨109 se tornem cartas mestres. Desta forma, a defesa poderá realizar 7 vazas rápidas - 3 copas e 4 oiros. Para minimizar os prejuízos, o declarante terá ainda de ter o cuidado de não baldar qualquer copa do morto pois, se o fizer, o ©V irá cair debaixo de uma das cartas mestres de Oeste, promovendo o ©10 a carta mestre e à consequente vaza. Lembra-se de termos anteriormente equiparado esta disputa de vazas a uma corrida? Aqui está um belo exemplo disso. Por ter tido a vantagem de escolher a carta de saída, o campo Este-Oeste conseguiu realizar 7 vazas. Caso a iniciativa fosse do outro campo, este poderia realizar, rapidamente, 8 vazas - 4 espadas e 4 paus.
A marcação: O declarante realizou menos 1 vaza que o prometido. Diz-se que levou um cabide, tendo uma penalização de 50 pontos, que são contabilizados na linha Este-Oeste
  ªD52
©
V865
¨DV
§
7543
 
ª74
©
ARD10
¨AR109
§
962
  ª10983
©
932
¨8432
§
V8
  ªARV6
©
74
¨765
§
ARD10
 
 

JOGO II-8
Eu abro
Tenho 2 pontos Passo Quantos pontos?
 

Tenho 3 pontos
 

Vou jogar 2ST

O leilão: Este, com uma distribuição regular, mas pontuação insuficiente para abrir em 1ST, declara "Eu abro". Ao saber os pontos do parceiro verifica que o campo adversário é maioritário, pelo que passa. Sul pergunta a Norte quantos pontos tem e decide o contrato final.
O carteio: Oeste sai ao
©V. A saída permite a Este saber que a ©D está em Sul (a saída a uma carta alta indica que se trata da carta mais alta de uma sequência). Desta forma, Este cobre o ©V com o ©R e bate o ©A para a hipótese de Sul ter a ©D à segunda, o que não acontece. Mas um olhar atento para o morto permite verificar a existência de §DV isolados, o que permitirá a Este promover o §109 a cartas mestres. A defesa irá realizar 6 vazas, derrotando o contrato.
A marcação: O declarante realizou menos 1 vaza que o prometido. Diz-se que levou um cabide, tendo uma penalização de 50 pontos, que são contabilizados na linha Este-Oeste
  ª10942
©
842
¨10974
§
DV
 
ªV63
©
V1097
¨65
§
6532
  ª875
©
AR5
¨832
§
AR109
  ªARD
©
D63
¨ARDV
§
874
 
 



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